Como morreu Bob Marley? Você sabe?

Bob Marley (nascido Robert Nesta Marley, Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas. Fonte: Wikpédia. 
Bob Marley esteve no Brasil uma única vez, em março de 1980, e jogou no campo de Chico Buarque.

Quando esteve no Brasil, Bob era mais conhecido na época por ser o autor de "No Woman No Cry", música que havia vendido 500 mil copias na versão de Gilberto Gil. 

Suas primeiras declarações ao chegar no Brasil foram sobre a música brasileira: "O samba e o reggae são a mesma coisa, tem o mesmo sentimento das raízes africanas". Sobre Jah, o Deus do rastafarianismo ele apenas disse: "É como o seu Deus, pouca gente O conhece". Cansado da viagem, o grupo rumou logo para o Copacabana Palace, onde ficariam hospedados. 
Fonte: Tripod .com. 

Algums sites divulgam o fato dele ter se convertido ao Cristianismo pouco antes de sua morte e que em seu funeral houve um culto que começou com um hino anglicano, “Ó Deus, nossa ajuda em épocas passadas”, acompanhado pelos percussionistas da United Africa Band. Com a melodia do antigo hino, o arcebispo, leu passagens do Livro de João, em Ge’ez, uma antiga língua da Etiópia.

O funeral foi precedido de um culto de uma hora de duração para a família e amigos íntimos na Igreja Ortodoxa Etíope da Santíssima Trindade, celebrado por Abuna Yesehaq, arcebispo da Igreja no hemisfério ocidental. Ele contou que havia batizado Marley em Nova York, em novembro do ano anterior, logo após seus últimos shows no Madison Square Garden. Seguindo a tradição etíope, Bob recebeu um novo nome durante o batismo: Berhane Selassie, ou “Luz da Trindade”.

Morte de Bob Marley, A sua batalha contra o câncer:

Diagnóstico: Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.

Colapso e tratamento: O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.

Todo homem um dia enfrenta a morte, mas a obra de Bob Marley sobrevive a ele mesmo.

Leia  também:

Você sabia que Albert Einstein já esteve no Brasil?

12 comentários:

Lucas Vieira disse...

Irônico, onde devia ter sangue é no pulmão. KKK Vela mano!

Anônimo disse...

Morreu de over, isso sim... o resto foi consequência....

Anônimo disse...

Lucas ,seu ignorantezinho de merda,procure se informar antes de falar uma merda dessa

Helen disse...

Over? de maconha? nunca vi!

Anônimo disse...

Q eu saiba maconha nao mata!

dbarrosm disse...

Se maconha não matasse não seria proibida.

Anônimo disse...

Bob Marley pra sempre o rei do reggae.

Anônimo disse...

:/ o céu está melhor do que a terra
Chorão,Cazuza,Mamonas Assassinas
Bob Marley .... <3 :/

Anônimo disse...

Lucas,vc não sabe o q esta falando o bob Marley para sempre rei do reggae

carolline disse...

quem tem medo de morrer morre sem saber viver

Anônimo disse...

one love

Anônimo disse...

Bob Marley maior cantor de reggae de todos os tempos amo de paixão 💓 pessoas assim que nem ele não deveria morrer .

Ei! Vai embora ainda não. Tem mais para ver. Outros post's . Clicka aí vai!!